A queda de Sabu, Topiary, Anarchaos
06/03/12 14:41Jana Winter, repórter da Fox News, noticiou hoje que o FBI desbaratou o grupo de hackers LulzSec, a partir de informações fornecidas por seu próprio líder, Sabu.
Winter relata que Sabu ou Hector Xavier Monsegur, foto acima, também membro do Anonymous, foi preso em 7 de junho do ano passado em Nova York, após ter comandado ataques bem-sucedidos aos sites da CIA, da própria Fox, da Sony _e supostamente de diversos órgãos do governo brasileiro, inclusive a Receita, ao longo do mês.
Em 15 de agosto ele se declarou culpado e passou a colaborar com o FBI, para não ter que “passar a vida na cadeia”. Com sua ajuda, foram presos hoje outros cinco hackers, entre eles os também célebres Topiary ou Jake Davis, que já havia sido detido anteriormente, em Londres, e Anarchaos ou Jeremy Hammond, em Chicago.
Anarchaos, também ligado ao Anonymous, teria sido o principal líder da invasão da empresa de segurança Stratfor, que resultou nas mais recentes revelações do WikiLeaks.
O Gizmodo traz a íntegra da acusação, aqui. Mais no site do FBI.
Por outro lado, DJ Pangburn escreve que já “se acreditava amplamente na comunidade hacker, há bastante tempo, que Sabu era um rato”. Cita um chat em que o hacker Virus fez a acusação diretamente a Sabu, em agosto de 2011. E afirma:
O Anonymous, como coletivo global, cresceu muito além da influência do LulzSec e de Sabu _de fato se desfez da influência de Sabu.
Em seu último tweet, ontem, Sabu postou “Die Revolution sagt ich bin, ich war, ich werde sein”, A revolução diz que eu sou, eu fui, eu serei. Ecoa Rosa Luxemburgo, “A revolução se erguerá amanhã com sua vitória e o terror assomará nos vossos rostos ao ouvir anunciar com todas as suas trompetas: Eu fui, eu sou, eu serei!”.