Murdoch, a indústria de jornais e os jornalistas
29/06/12 13:33Na edição de hoje, publico “Murdoch divide império para simplificar operações“, versão que ele próprio deu. Mas o magnata relata ao “Wall Street Journal” que não foi decisão fácil ou rápida. “Eu estava segurando, a família toda estava. Era uma questão muito emocional para nós.” O jornal ouve, de um ex-executivo de grupo:
Tenho certeza que Rupert pensa que ele pode salvar a indústria de jornais.
O próprio “WSJ” é a aposta de Murdoch na nova unidade de imprensa, que será separada de TV e cinema. Na CNBC, questionado se lamentava a compra há cinco anos da Dow Jones, que publica o “WSJ”, respondeu que “não, ele será o centro dessa coisa toda“. O jornal, “que poderemos chamar de WSJ, será uma marca global”.
Questionado pelo “New York Times”, disse que “os funcionários de redação não têm motivo para se preocupar de estarem perdendo a rede de proteção de seu vínculo com a empresa de entretenimento”. Dizendo que “não deveriam sentir como se precisassem de uma muleta“, argumentou que “a Dow Jones é uma empresa muito viável”.
De todo modo, a Bloomberg, concorrente da Dow Jones, fez as contas e diz hoje que a “queda no lucro das publicações testa estratégia de Murdoch”. De 2008 a 2011, a redução foi de 32%, enquanto entretenimento mostrou alta de 13%.