Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Nelson de Sá

Toda Mídia

Perfil Nelson de Sá é articulista da Folha de S.Paulo

Perfil completo

Murdoch separa jornais para "liberar seu potencial". "NYT" vai à China atrás da nova classe média

Por Nelson de Sá
28/06/12 10:15

O “Wall Street Journal” publica hoje que o conselho da News Corp. “aprovou por unanimidade a divisão em dois pedaços do conglomerado de mídia, separando suas lucrativas operações de entretenimento do negócio de imprensa”.

Do analista Ken Doctor, da consultoria Outsell: “Sem um corte de custos mais profundo, dada a contínua espiral de queda na publicidade impressa, a magra margem de lucro de 7% [das operações de imprensa hoje] desapareceria rapidamente na nova empresa”. E do analista Todd Juenger, do fundo Sanford C. Bernstein: “Estou perplexo por darem tanto valor, do dia para a noite, para a empresa de entretenimento. Muitos investidores pensam estar separando ativos de alto, maravilhoso crescimento, mas eles também incluirão negócios que não são”.

Em contraste com a cobertura crítica de seu jornal, Rupert Murdoch enviou comunicado aos funcionários, dizendo que foram “o tamanho e o alcance” da News que criaram a “oportunidade”:

Nossos negócios de imprensa são exageradamente subvalorizados pelos céticos. Através desta transformação vamos liberar seu verdadeiro potencial e seremos capaz de articular melhor o verdadeiro valor que representam para os acionistas. Nosso objetivo é criar a mais ambiciosa, capitalizada e altamente motivada empresa de publicação no mundo, consistindo da maior coleção de nossas marcas noticiosas.

Ele será presidente (chairman) das duas novas empresas, mas será o presidente executivo (CEO, chief executive officer) apenas da empresa de entretenimento. O presidente executivo da unidade de imprensa será um nome “interno”, avisou Murdoch, talvez seu filho Lachlan.

No anúncio ao vivo, coberto por toda parte, Murdoch acrescentou que a divisão “não é de jeito nenhum uma reação ao Reino Unido“, onde enfrenta obstáculos à compra da operadora de TV paga BSkyB e enfrenta o rescaldo do escândos dos grampos no “News of the World”. 

Enquanto Rupert Murdoch tenta tornar o limão da crise na imprensa americana em limonada, o “New York Times” abriu hoje seu site em chinês, confirmando a notícia dada ontem pelo Tech in Asia, a partir da abertura de uma conta pelo “NYT” no Weibo, o Twitter chinês. Segundo o blog Media Decoder, do próprio “NYT”, o novo site “visa atrair leitores da crescente classe média do país, o que o release do ‘NYT’ chama de ‘cidadãos globais educados e afluentes'”. O servidor foi estabelecido fora da China. Explica o editor de internacional do jornal, Joseph Kahn:

Não estamos adaptando o site às demandas do governo chinês, portanto, não estamos operando como uma empresa chinesa de mídia. A China opera um muro de contenção muito vigoroso. Não temos controle sobre isso. Esperamos que as autoridades chinesas recebam bem o que estamos fazendo.

Antes do “NYT”, já haviam estabelecido sites em chinês o “Wall Street Journal“, este também com site em português, e o “Financial Times“:

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Os comentários pelo formulário foram fechados para este post!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailnelsonsa@uol.com.br
  • Twitter@Blog_Toda_Midia

Buscar

Busca

Sites relacionados

  • PressDisplay
  • NewsStand
  • Newseum
  • Kiosko
  • Google News - Brazil
  • Google Noticias - Brasil
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).