Rupert Murdoch, tigre de papel
26/06/12 16:11O “Wall Street Journal” deu o furo hoje sob o enunciado “News Corp. estuda se dividir em duas“, com entretenimento de um lado, estúdios e TVs inclusive, e imprensa de outro, “WSJ” inclusive. O jornal deu também vídeo, analisando ser resultado do escândalo dos grampos do tabloide “News of the World” em Londres, mas principalmente:
A ideia está no ar há bastante tempo, em parte porque muitos investidores da News não gostam de possuir ativos de imprensa, de maneira geral, que não é exatamente o negócio de maior perspectiva de crescimento no mundo moderno.
O londrino “Guardian”, que revelou o escândalo, abriu “live blogging“, com a confirmação da News de que estuda a divisão. Autor da biografia do magnata, Michael Wolff escreve, sob o título “Divisão torna Rupert Murdoch um tigre de papel“:
O que será dos jornais? Eles tiveram um pequeno lucro no ano passado. Com o fechamento do “News”, um dos maiores faturamentos, e a queda contínua na circulação e na publicidade, pode-se esperar que o lucro desapareça quase imediatamente. Isso vai deixar expostos os grandes buracos de dinheiro: “NY Post”, “Times” de Londres e “Wall Street Journal”. As perdas conjuntas podem chegar a US$ 250 milhões.
No “New York Times”, com ironia, “Editores ansiosos chegam a NY para discutir divisão“.