A taiwanesa HTC desiste das vendas no Brasil, mas as chinesas Lenovo e ZTE vêm aí, com fábricas
25/06/12 13:32O “Wall Street Journal” noticia o fechamento do escritório da taiwanesa HTC em São Paulo, “que supervisionava vendas e distribuição na América Latina”, para “focar em outros emergentes, como China, onde os segmentos de preço médio para alto, alvos prioritários da HTC, têm mais espaço para crescer”. Em vídeo no site do “WSJ”, de Hong Kong:
O Brasil é seguramente um mercado de crescimento muito rápido para smartphones. Por que a HTC está saindo?
Todo mundo está com os olhos voltados para o Brasil. Concorrentes da HTC, Lenovo e ZTE estão procurando instalações para fabricação. Essa operação específica da HTC era de vendas e distribuição, portanto eles não estavam mesmo fabricando lá, mas é um sinal de que a HTV está realmente tendo dificuldade para ganhar terreno no mercado de smartphones. Se você olhar para o mercado de smarphones agora, há vencedores claros e perdedores claros. O campo vencedor é na verdade de Samsung e Apple, com o domínio em fatia de mercado. As empresas que estão se debatendo são Nokia, HTC e RIM.
No mercado de tablets, a Microsoft apresentou o Surface, elogiado por “New York Times” e outros por conseguir “o impossível”, criar um produto que pode concorrer com o iPad, da Apple. Este “sofre de defeito claro: é difícil de ser usado para criação”, para escrever, o que o Surface resolve com o teclado na capa. Como era de esperar, o autor da crítica, Nick Bilton, foi chamado de “idiota, estúpido e, bem, outras coisas“, conta ele.
Mas a concorrência só faz crescer, não tem jeito. O Gizmodo acaba de postar as primeiras imagens do Nexus 7, o tablet do Google.