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Em meio à desaceleração global, Brasil ainda é a bola da vez para investimento

Por Nelson de Sá
25/05/12 09:45

Na manchete sobre os “novos sinais de desaceleração global“, o “Wall Street Journal” foca Europa, EUA e China, mas também lista os outros Brics. No caso do Brasil, as indicações são de que houve contração no primeiro trimestre, devido aos custos crescentes para as indústrias e aos efeitos do menor crescimento chinês.

Mas o mesmo “WSJ” noticia que o desemprego caiu em abril. E que, apesar da volatilidade no mercado de câmbio, o banco Barclays alerta contra o pessimismo (“os mercados agora amam odiar o Brasil”) e afirma que a desaceleração recente está sendo “exagerada”, destacando retomada no segundo semestre, “embora com menos intensidade que no passado”.

O “Financial Times” noticia a compra da brasileira Yoki pela americana General Mills, ressaltando que “a economia brasileira pode ter perdido um pouco de seu brilho recentemente, mas ainda é a bola da vez (flavour of the month) entre as empresas globais de consumo” . Da General Mills:

Como uma das maiores economias no mundo, o Brasil é um mercado consumidor atraente. A maioria de seus 200 milhões de habitantes agora pertencem à classe média, e o consumo interno se tornou um importante motor de crescimento econômico. 

Nessa direção, o “WSJ” informa que a montadora japonesa Toyota “busca ampliar sua capacidade de produção no Brasil”, parte da priorização dos emergentes. Também a alemã BMW foca os emergentes e “estuda produzir carros no Brasil, um mercado de automóveis similar ao da Alemanha, e está negociando neste momento com o governo brasileiro para determinar o tamanho de seu investimento”. E o laboratório farmacêutico japonês Takeda divulgou que vai comprar o brasileiro Multilab.

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