Com crise dos incentivos fiscais nos EUA, Hollywood "redescobre" os incentivos do Rio de Janeiro
08/05/12 11:50O “Variety” deu especial sobre a produção de filmes hollywoodianos na América Latina, focando Brasil, México e Argentina. Do americano Steve Solot, presidente da Rio Film Comission, do governo estadual, e ex-vice-presidente para América Latina da Motion Picture Association of America (MPAA, o lobby dos estúdios americanos):
Os produtores e roteiristas estão redescobrindo a América Latina. “Rio” acordou muita gente para o potencial de locações do Rio. [Também] a mentalidade Bric é parte disso.
A origem da redescoberta estaria na crise econômica americana, segundo Jasbinder Mann, presidente do americano Indomina Group, que tem base na República Dominicana:
Agora que a sustentabilidade dos incentivos fiscais norte-americanos é questionada, o ambiente de crescimento da América é excitante para todos.
Não faltam obstáculos, como a valorização da moeda no Brasil ou a violência no México. Por outro lado, se aqui os incentivos federais e de outros Estados são para produções locais, o Rio de Janeiro é mais “foreign-friendly“, amigo dos estrangeiros, com a estadual RFC e a municipal RioFilme, que já ajudaram a financiar quatro produções.
O “China Daily” noticia a expansão das empresas chinesas de internet no exterior, com destaque para a UC Mobile, que abriu subsidiária na emergente Índia. Por outro lado, relata que o Baidu pouco avançou no Japão, o que credita ao fato de o gigante de buscas não ter conseguido se diferenciar de concorrentes como Google e à própria fraqueza das marcas chinesas.
A derrota no Japão, “no entanto, não diminuiu o ritmo do Baidu em sua expansão no exterior” e ele está agora “se preparando para estabecer um escritório no Brasil”.