Depois da "Economist", vem aí a TNW, atrás do empreendedorismo florescente no Brasil
02/05/12 10:48O “Wall Street Journal” reporta, da The Next Web Conference, em Amsterdã, que as start ups de tecnologia e mesmo as empresas maiores, ao investir na América Latina, devem buscar parcerias locais, não entrarem sozinhas, segundo o empreendedor argentino Marco Gilberti. “Claramente o Brasil está quente agora, com o PIB de São Paulo maior que o da Argentina”, mas ele também sugere analisar México, Colômbia e Chile.
O TNW também ouviu Gilberti, dizendo que “o empreendedorismo está florescendo na América Latina”. Anuncia que sua próxima conferência acontece em São Paulo, em agosto.
Na semana que vem, no Rio, a revista “Economist” realiza a conferência (Brazil) Innovation, que tem como subtítulo “Uma revolução para o século 21”.
E o “New York Times” reporta, da Milken Institute Global Conference, em Los Angeles, que as discussões focaram a China, num misto de “temor e admiração”, dando como exemplo o painel em que estiverem Eike Batista, “o bilionário brasileiro”, e Xi-Qing Gao, presidente do fundo soberano China Investment Corporation.
Batista criticou os baixos custos trabalhistas na indústria eletrônica chinesa, que tornava “impossível competir” pelos negócios de empresas como a Apple no Brasil. Gao reagiu com ironia, “Você quer dizer os nossos sweatshops?”, as linhas de produção que exploram operários. “Depois que cessaram as risadas nervosas”, o chinês acrescentou: “Estamos tratando melhor nossos trabalhadores agora”. Vídeo aqui, com Batista a partir de 10min30s.
Por outro lado, segue ecoando, agora no “Taiwan Economic News”, o anúncio de Batista de que fará um investimento de US$ 1 bilhão junto com a Foxconn, para erguer uma fábrica no Rio.