Cristina Kirchner & Dilma Rousseff
19/04/12 09:08Saiu a lista anual dos cem mais influentes do mundo da “Time”. Do Brasil, a presidente Dilma Rousseff,a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, e o “magnata” Eike Batista. A presidente argentina, Cristina Kirchner, escreve sobre a colega brasileira, destacando a célebre foto de Dilma publicada na biografia escrita por Ricardo Amaral:
Uma vez eu vi uma foto de Dilma Rousseff aos 22 anos. Elas estava diante de um tribunal militar de 1969 composto por juízes que escondiam os rostos com suas mãos. Ela transpirava desafio. Os papéis pareciam estar invertidos: era Dilma quem estava acusando não só os militares mas um establishment conivente na injustiça de excluir a maioria do poder, durante o governo de duas décadas dos generais.
Depois:
Historicamente, o que era “nacional” na América Latina costumava ir contra or interesses de outras nações na nossa região. Hoje, com a liderança de Dilma Rousseff, vemos um Brasil convencido de que seu interesse nacional é ligado aos interesses de seus vizinhos.
Segundo o “New York Times”, “No Brasil e em outras partes, desalento com a nacionalização argentina”. Abre dizendo que Cristina Kirchner, ao anunciar a reestatização da YPF, “citou sua admiração pela Petrobras, a gigante brasileira controlada pelo Estado”. E dá, como suposta prova do desalento do Brasil, uma frase de Míriam Leitão, da Globo, dizendo que a “capacidade da Argentina de errar parece ser ilimitada”. Em editorial, onde costuma ser radicalmente à direita, o “Wall Street Journal” propõe até expulsar a Argentina do G20.
Por outro lado, a manchete do “Financial Times” de ontem (abaixo) explica a reestatização: “Rápida intervenção da Argentina surpreendeu e acabou com negócio da China“. A Repsol havia oferecido 57% da YPF à estatal chinesa Sinopec _que já detém 40% das operações da Repsol no Brasil. A petroleira espanhola “não havia avisado Buenos Aires” da venda, que transferiria para a China os direitos de exploração adquiridos com a privatização da YPF.
– Falar o que destas duas ?
Uma roubou a Repsol Espanhola e a outra nao sabe o que faz com o Brasil , ta vendo o barco ir pro fundo e ta tirandom . agua com panela pequena. Triste né , coisa de mulher . Nao tem direçao , foco e muito menos coragem de toamr atitude . Alem de abrigar uma quadrilha de meltralhas em Brasilia. Porque saber sabe , só tem medo de mandar embora , claro ganha o dela tb