No Vale do Silício, um bocado de hype em torno do Brasil, "the next hot market"
17/04/12 11:42Sarah Lacy, fundadora e editora-chefe do Pando Daily, relembra sua viagem ao Brasil, quando ainda era editora no Tech Crunch:
Três anos atrás eu embarquei numa jornada de 40 semanas por uma dezena de mercados emergentes, buscando os melhores empreendedores de que o mundo jamais tinha ouvido falar. Encontrei muitos, e vários dos meus favoritos foram do Brasil. Na época, fiquei assombrada que quase ninguém do Vale do Silício investisse no Brasil. Havia grande interesse na China e na Índia e algum na Rússia, mas quase ninguém estava olhando para o outro Bric. Isso mudou completamente. Várias empresas estão entrando agressivamente no Brasil, sobretudo a Redpoint Ventures, que fechou vários negócios lá, e muitas outras estão fazendo viagens de exploração. Sei disso porque recebo e-mails, agora semanalmente, pedindo apresentações. Há subitamente um bocado de hype em torno do Brasil como o próximo mercado que o Vale quer cortejar. O Brasil fica surgindo nas conversas como “the next hot market”, como se tivesse subitamente aparecido de lugar nenhum.
Ela não compreende muito a mudança, diz apenas que agora “há algumas histórias de sucesso em empresas de tecnologia” e que “claramente há grandes empreendedores lá”.
Mas ouve de um deles, Gustavo Lemos, Empreendedor Global do Ano da IBM, que resolveu mudar sua start up do Brasil para o próprio Vale do Silício porque “os recursos ainda não estão bem lá para construir uma empresa global”, como ele ambiciona.
Dica do Leo Martins, do Gizmodo Brasil.
Mais do país como a bola da vez para o Vale do Silício, aqui.