Vale aposta em meganavios para ampliar vendas à China, que aposta em investimentos no Brasil
12/04/12 10:18Enquanto Estados Unidos e Brasil marcam passo, o “Financial Times” ouve do diretor de estratégia da Vale, José Carlos Martins, que a mineradora brasileira está preparada para contratar “mais de cem de seus controversos navios gigantes Valemax” junto a estaleitos chineses. Martins se diz confiante de que Pequim, que vetou os navios por pressão de armadores chineses, segundo analistas, vai liberar os Valemax “em meses”.
Uma frota de mais de cem ajudaria a Vale a reduzir custos de transporte para a China em 20%, diminuindo sua desvantagem em relação às concorrentes BHP Billiton e Rio Tinto, com produção mais próxima do país. Também permitiria “cortar as emissões de carbono em 35%”.
Já o estatal “China Daily” destaca hoje relatório da consultoria Deloitte, “Comércios laterais: Soprando fogo nos Brics“, que prevê crescimento nos investimentos da China no Brasil, Rússia, Índia e África do Sul. De Lawrence Chia, co-autor do estudo:
O entusiasmo chinês pelos Brics se manteve forte conforme o crescimento nesses mercados emergentes se manteve relativamente intacto, apesar da incerteza global. Os investidores chineses estão entusiasmados em adquirir bens de energia e recursos naturais conforme a China busca ampliar o suprimento de commodities chaves para sustentar seu desenvolvimento de infraestrutura e a produção de bens de consumo.