A fábrica da Foxconn no Brasil pode ser um modelo para a produção da Apple na China?
12/04/12 10:58Como informou Fabiano Maisonnave, há dois meses o presidente da Foxconn, Terry Gou, disse num programa de TV que os brasileiros “não trabalham tanto, pois estão num paraíso”.
Mas agora a Cnet reporta que “um líder sindical brasileiro diz que o histórico da Foxconnn no Brasil mostra que ela pode fabricar produtos da Apple com segurança e dar salários decentes aos trabalhadores, quando as leis trabalhistas e a representação sindical legítima exige”.
No enunciado, “A fábrica da Foxconn no Brasil pode ser um modelo para a produção da Apple?”. Em Jundiaí, onde Luis Carlos de Oliveira é vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, destaca o site, “não houve qualquer explosão” e “os funcionários nunca trabalharam além das 44 horas por semana estabelecidas pelas leis brasileiras”.
Oliveira falou à Cnet na sede da central sindical AFL-CIO, em Washington, antes de um seminário do think tank Economic Policy Institute,”sobre as práticas trabalhistas da Foxconn na China”. Questionada sobre a comparação entre suas operações na China e no Brasil, a Foxconn respondeu levar “muito a sério” sua responsabilidade com os funcionários “ao redor do mundo”.
O site anota que as operações brasileiras da Foxconn, com 8 mil funcionários, são uma fração das chinesas, com centenas de milhares. Segundo Oliveira, 1,2 mil dos funcionários brasileiros trabalham em produtos da Apple, número que deve subir para 6 mil no meio do ano.
PS 14h – “O Globo” publica que a Foxconn “já está produzindo os primeiros iPads” brasileiros, ainda no segundo modelo, na mesma fábrica de Jundiaí em que é feito o iPhone 4.