Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Nelson de Sá

Toda Mídia

Perfil Nelson de Sá é articulista da Folha de S.Paulo

Perfil completo

A web meio que acabou

Por Nelson de Sá
05/04/12 00:48

Nas últimas semanas, publiquei uma série de reportagens e análises sobre a adoção de “paywall”, assinatura digital, como alternativa de receita para os jornais, a partir do sucesso da experiência do “New York Times” com o modelo poroso _em que o acesso ao site segue gratuito até um certo número de páginas ou então via mídia social, como Twitter e Facebook.

Nos textos Publicidade em jornais dos EUA cai 7,3%, Publicidade digital cresce pouco nos EUA e Sites não otimizam publicidade, dados da associação de jornais e do instituto Pew evidenciaram o agravamento da perda de receita publicitária impressa, sem reposição on-line nem mesmo naqueles que adotam técnicas mais adequadas de marketing.

Nos textos Aumenta adesão à cobrança na internet, Jornais britânicos estudam modelo do “NYT” e Jornais seguem “paywall” do “NYT”, este parte de um material maior sobre o relatório anual O Estado da Mídia, cada vez mais títulos de prestígio tanto nos EUA como na Europa, inclusive o “Guardian”, embarcam no modelo poroso ou analisam fazê-lo.

Por fim, marcando um ano do “paywall” do jornal, “NYT” decide reduzir limite de acesso grátis, de 20 para 10 páginas, para forçar mais assinatura digital. Ou seja, se o modelo poroso se impôs, também fica evidente que a nova receita não basta para repor a perda em publicidade impressa.

David Carr, repórter e colunista de mídia do mesmo “NYT”, em longa entrevista à The Verge, admite que não gostou da redução do acesso gratuito decidido pelo jornal, mas acrescenta:

Eu reluto em pegar pesado contra isso, porque penso que essas caras realmente costuraram o novo modelo com uma agulha impossível. Então não quero parecer que sei mais do que eles, porque, Deus, eles já conseguiram o que acredito ser uma façanha assombrosa _e que será muito importante para nós, no futuro. Eu me conforto no fato de que mantivemos a visibilidade em mídia social.

No “Guardian”, colocaram o jornal inteiro gratuitamente… Isso nunca será um modelo para nós, porque os leitores cada vez mais querem pagar pelo “NYT”. E não é só que conseguimos dinheiro deles. Conseguimos um novo negócio de publicidade para pessoas que optaram pelo “NYT”. Essa audiência expressou um desejo de estar lá, de gastar seu precioso dinheiro, e deve ser muito valiosa. 

Carr admite que o avanço do “Guardian” em mídia social chamou sua atenção, mas questiona a hierarquização de notícias pela “multidão”, pelos “trending topics”, defendendo a edição do “NYT”, que traz uma sensação de comunidade. Dizendo-se “inundado por informação todo dia”, vem selecionando mais o que segue no Twitter e em outras partes. E encerra:

O que eu não olho mais é a web. A web meio que acabou para mim. 

O blog volta a ser atualizado na segunda, dia 9.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. maria comentou em 05/04/12 at 19:15

    excelente tema. aliás, li a entrevista no The Verge e acredito que á única mídia que vale a pena ler atualmente. textos muito bem escritos e entrevistas relevantes. adoro aquele site.

  2. Pensador comentou em 05/04/12 at 18:35

    Lamentável. A web não surgiu para que o mundo continue com algumas dezenas de jornais como meio de transmissão de notícia, a web surgiu para democratizar a notícia, oferecer dezenas e centenas de MILHARES de canais de transmissão de notícias. Além do que o potencial da web está em todos seus milhões de sites cada um com um estilo, uma idéia diferente. A web é a expressão de TODA a humanidade, quem só enxerga meia dúzia de canais tradicionais é míope ou cego.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailnelsonsa@uol.com.br
  • Twitter@Blog_Toda_Midia

Buscar

Busca

Sites relacionados

  • PressDisplay
  • NewsStand
  • Newseum
  • Kiosko
  • Google News - Brazil
  • Google Noticias - Brasil
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).