Gigantes europeias de mídia, Bertelsmann e Pearson priorizam investir em educação nos Brics
29/03/12 12:47A “Bloomberg BusinessWeek” noticia que a “Pearson caça negócio na Índia e no Brasil”. O grupo britânico, dono do “Financial Times”, mas cujo maior faturamento vem da área de educação, tem US$ 1,6 bilhão este ano para, segundo seu diretor financeiro, “comprar empresas de ensino privado em mercados como Índia, Brasil e China, assim como sites e software que ajudem as pessoas a obterem qualificação”. Do diretor Robin Freestone:
Neste momento a fatia de alto crescimento no mercado de educação, globalmente, é de pessoas treinando para fazer um trabalho específico que pode ser operário de construção, contador, advogado, financista, alguém que quer trabalhar na indústria de hotéis. O crescimento é o dobro do número de estudantes que vão para a universidade.
Também o grupo alemão Bertelsmann, dono da cadeia de revistas e jornais Gruner + Jahr, da editora Random House e da rede RTL, passa por transição e deve priorizar dez áreas ou “plataformas de crescimento, uma delas educação”, informa o “Financial Times”.
Já “investiu 50 milhões de euros na University Ventures, uma aposta de que o mercado on-line para educação vai crescer rapidamente, especialmente na China, na Índia e no Brasil“.