Departamento de Justiça ameaça o truste da Apple com as editoras para elevar preços
08/03/12 13:19Em meio ao hype do novo iPad, o “Wall Street Journal” destaca hoje em manchete que o Departamento de Justiça dos EUA “ameaça processar Apple e editoras” por “conluio para elevar o preço dos e-books”.
O acordo que levou ao “cartel“, como descreve o ZDNet, foi negociado pelo próprio Steve Jobs, quando do lançamento do primeiro iPad, e exposto abertamente por ele na biografia autorizada lançada após sua morte. Até então, a Amazon vendia e-books por preços muitas vezes inferiores aos que pagava às editoras, o que foi inviabilizado pelo acordo da Apple.
O site paidContent avalia que um acordo pode evitar que o caso chegue à Justiça. “Algumas editoras”, segundo o “WSJ”, já negociam com o Departamento de Justiça. O resultado final, com ou sem processo, deve ser a redução no preço final dos e-books:
A Amazon é a óbvia vencedora aqui. Uma volta ao sistema anterior de preços pode significar mais consumidores comprando e-books _o que os torna mais dependentes de aparelhos como o Kindle Fire, que a Amazon transformou num shopping virtual. Para a Apple, é um revés estratégico na batalha com a Amazon. E pode ser uma ameaça ao sistema do cobrança de 30% que a Apple usa em outras áreas, como aplicativos.