Um outro Brasil, em fotos
01/03/12 10:23Com fotos de Andre Penner, a Associated Press relata o cotidiano das 350 famílias de sem-teto que vivem no edifício Prestes Maia, no centro de São Paulo. Diz que os proprietários pedem sua expulsão na Justiça, mas os sem-teto dizem que é “crime social deixar prédios abandonados vazios quando tantos vivem na rua”.
Já o site do “China Daily” destaca fotos da favela Brasilândia, em São Paulo, onde seis becos foram pintados pelo grupo de arte espanhol Boa Mistura, que diz querer “modificar comunidades decaídas usando a arte como ferramenta para mudar suas vidas”:
E o “Wall Street Journal”, com reportagem, vídeo e galeria de fotos, acompanha o “trabalho olímpico” do juiz federal Marlos Melek para limpar as “cidades fantasmas” de aviões abandonados antes da Copa e dos Jogos, com imagens do aeroporto de Congonhas, de Dado Galdieri:
Por outro lado, no “Financial Times”, Richard Lapper, editor do “Brazil Confidential“, questiona as imagens de obras abandonadas publicadas pelo “diário conservador ‘O Estado de S. Paulo'”, que “sugerem que o esforço de infraestrutura do Brasil está com problemas”:
A verdade é mais complexa. O governo brasileiro está enfrentando os gargalos que constrangiam o crescimento. Não há sinal mais sério disso do que as concessões de aeroportos a operadores privados. O país está agora em posição muito melhor para qualificar seus lamentáveis aeroportos para a Copa… Rousseff está impaciente.
Cita a elevação nos gastos do PAC e a própria demissão de ministros.