Brics querem seu BNDES (e poder no Banco Mundial)
27/02/12 10:25No México para a reunião de ministros de finanças do G20, Guido Mantega questiona, em entrevista ao “Financial Times”, a tradição de que o Banco Mundial seja dirigido por um americano. Não chega a responder se os Brics apresentarão candidato, mas cobra capacidade técnica do substituto de Robert Zoellick, a partir de julho.
Segundo o indiano “Economic Times”, ao menos uma autoridade do grupo relatou que os Brics “discutem a possibilidade de apresentar candidato próprio“.
Ao fundo, o “China Daily” cobrou que o próximo presidente do Banco Mundial mantenha o ritmo de reformas, para ampliar a representação dos emergentes, e publicou artigo de um ex-diretor do Tesouro americano, defendendo que a sede do Banco Mundial saia de Washington.
Antes, em entrevista ao “Wall Street Journal”, Guido Mantega confirmou que os Brics discutem a criação de um banco de desenvolvimento próprio, paralelo ao Banco Mundial.
A proposta de um BNDES dos Brics é defendida por Índia e Rússia, além do Brasil, informam as agências Bloomberg e Reuters.
No “WSJ”, a presidente Dilma Rousseff “prometeu reconstruir a base de pesquisas na Antártida após um incêndio no sábado”.
Pingback: Folha.com - Blogs - A guerra cambial em várias frentes | Nelson de Sá